Conspiração, dança eu, dança você…

O Brasil comprou esse jogo.

Muitas pessoas de dotação intelectual bastante razoável, indagaram por meio das redes sociais e demais canais de comunicação, se o jogo do Brasil contra a Espanha não teria sido comprado para acalmar os humores políticos de nossa nova massa de manifestantes.

Em primeiro lugar é bom deixar claro que não estamos na ditadura. Manobras desse tipo, por mais que vivamos governos sujos, não cabe na democracia vigente de hoje em dia. Por mais que tenhamos hospitais e escolas fora de qualquer padrão FIFA, não são mais necessárias, para controlar os clamores das ruas, medidas tão baixas quanto à supostamente usada pela Argentina nos idos do Mundial de 1978.

Caso os pensantes do Facebook queiram destilar sua desconfiança conspiratória, ataquem logo o programa Bolsa Família, que já é Judas cansado do preconceito da classe média. Aí sim, a roupa serviria facilmente ao discursinho virtualmente corajoso desses nossos internautas, conservadores por que medrosos.

Por outro lado, é de muita estranheza que a Espanha aceitasse jogar fora sua invencibilidade de 28 jogos (ou dois anos) por qualquer quantia monetária. Podemos atribuir ao cansaço da temporada europeia, a empáfia de ter ganhado todas as competições importantes nos últimos anos ou as prévias festas de bunga-bunga em nosso belo nordeste – qualquer uma dessas seria uma boa justificativa para a derrota espanhola. Suborno, mala preta ou “por fora” já é demais. Não é crível que a Espanha se rebaixaria a tal ponto.

Do mais, a Espanha só conseguiu encantar em gramados preparados para espetáculos e não futebol, futebol mesmo. Já disse isso outras vezes e volto a repetir, agora com mais razão, essa Fúria chegaria ao máximo nas oitavas de final de uma taça Libertadores qualquer. Inclusive dessa que ainda ocorre.

Podem ser jogadores que empinaram pipa no ventilador a infância inteira, mas diminuí-los por suborno, aí é tacanheza de espírito mesmo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: