Sobre Pep e o Bayern

O Bayern de Munique anunciou hoje o acerto com o técnico espanhol Pep Guardiola, que estava com os pés pra cima desde que saiu do Barcelona, no fim da última temporada. A sua ida acaba com todas as especulações e os sonhos doirados do Manchester City, que era dado como certo pela imprensa inglesa como destino do treinador.

A notícia é excelente. Trata-se de um dos melhores e mais vencedores técnicos do mundo, que escolheu trabalhar em um clube que tem camisa, que tem tradição, que tem sua história contada dentro do campo, em vez de deixar-se seduzir pelos milhões de um time que comprou sua grandeza no supermercado por um xeque árabe qualquer ou um mafioso russo.

No entanto, não pensem que o Bayern será uma versão bávara do espetacular Barcelona. O estilo do futebol praticado pela campeoníssima equipe catalã vem de longa data, e é praticado desde as canteras de La Masia, o centro de formação de jogadores do clube. Pep, que é cria da casa, está perfeitamente integrado, mas não é o mentor do projeto.

O estilo blaugrana é baseado no tripé posse de bola-aproximação-movimentação e isso não se consegue da noite para o dia, demanda tempo, treino e repetição. Sim, o Bayern tem material humano qualificado para brilhar nas mãos do professor Guardiola, mas de outras formas, com outros brilhos.

Pep encontrará em Munique um time fortíssimo, com uma estrutura espetacular e categorias de base que formam jogadores aos borbotões, além do olho clínico para contratar alguns dos jovens que se destacam com outras camisolas na Bundesliga. Ainda assim, será diferente do que se viu na sua espetacular passagem à frente do Barça. O estilo alemão é outro, assim como as características do seus jogadores.

Uma coisa é certa: seja como for, quem ganha é o torcedor alemão, que verá em seu quintal um dos técnicos mais brilhantes dos últimos tempos, e o futebol da Alemanha, que mostra que para contar com grandes nomes basta ter saúde financeira e gestão responsável.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: