Tudo como dantes

Tudo como dantes no quartel d’Abrantes. Era assim que se respondia em Portugal, no século XIX, quando alguém perguntava como iam as coisas. Era a época da invasão de Napoleão Bonaparte à Península Ibérica, quando a Família Real portuguesa, que não era besta, veio para o Brasil, fugida do general francês. Como uma das primeiras cidades a ser invadida foi Abrantes, cidade portuguesa localizada às margens do Tejo, e não houve lá muita resistência, a resposta era usada em tom de ironia.

Tudo como dantes no império de Juju. Assim pode ser resumido o atual momento do São Paulo. Entra treinador, sai treinador, entra jogador, sai jogador, e tudo segue igual. A mesma auto-suficiência, a mesma soberba.

O que antes era um exemplo de gestão virou motivo de chacota. O Tricolor, com seu invejado e indiscutível planejamento, com sua localização em uma área nobre da cidade e sua mania de grandeza, despertava a admiração da imprensa, a ira das outras torcidas e conseguia, a cada conquista, um sem número de novos adeptos, que arrotavam sua pretensa superioridade a cada venda de um prata-da-casa para algum time rico da Europa (mesmo que o tal prata-da-casa fosse cooptado na base de algum co-irmão menos organizado).
A rotatividade na cadeira do presidente garantia a saúde administrativa do “Soberano”. Ora, se quisesse continuar mandando, o presidente que fizesse seu sucessor. E assim a vida seguia. Seguia, pois, de uma hora para outra, a oposição se enfraqueceu, a tal cadeira presidencial virou trono e o déspota Juvenal Juvêncio nela se aboletou.
A cada competição perdida, a cada não-classificação para a Libertadores, a solução passou a ser a convocação de uma entrevista coletiva, concedida por El Rey, é claro, na qual Sua Majestade profere frases que já fazem parte do riquíssimo folclore do futebol brasileiro. O técnico Leão foi só mais um que passou pelo Reino de Juju e acabou virando bobo da corte, substituído toda vez que perde a graça. E tudo segue como dantes.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: