Tensão entre Ponte x Guarani

O derby campineiro do próximo sábado está cercado de tensão. Durante toda a semana, a Polícia Militar da cidade vem desmontando um possível (e muito provável) confronto entre as torcidas bugrinas e pontepretanas. Mesmo assim, todo cuidado ainda é pouco.

De uns tempos para cá, o maior clássico do interior vem sendo palco de sucessivos confrontos. A violência explode de todos os três lados, incluindo da polícia. A rivalidade é tanta que houve uma briga generalizada entre as torcidas após os chamados “dérbinhos” dos quadros Sub-15 e Sub-17 na última semana. Um torcedor morreu.

O Ministério Público já proibiu a entrada das torcidas organizadas no sábado. A PM confirmou que não serão vendidos ingressos no dia do jogo. Em operações nas sedes das organizadas já foram apreendidas dezenas de barras de ferro e explosivos.

Tudo isso contribui para o esvaziamento do clássico. O que poderia ser um espetáculo bonito e de demonstração de força do futebol do interior, acaba sendo foco de temor para a população campineira. A cidade conta com cerca de um milhão de habitantes e, aparentemente, já começa a sentir os problemas futebolísticos de uma metrópole.

Os clássicos são os momentos mais saborosos do esporte. É lamentável que uma festa venha ganhando tons macabros ao longo dos anos. É ingênuo acreditar que as coisas tendam a melhorar. Assim como na Europa, as torcidas organizadas estão pouco preocupadas com o futebol. Se tornaram agremiações mafiosas, com trânsito pelo crime e pela política.

Morrer pelo time é a desculpa dos ingênuos arrebanhados como exército. Os confrontos marcados pela internet são fruto da mente coronelista de dirigentes do clube, que estão interessados em poder e dinheiro. Assim, usam as organizadas para pressionar politicamente grupos dissidentes dentro dos próprios clubes. A ligação muitas vezes é tênue, mas está aí a raiz de todo o mal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: