O talento e a versatilidade.

Alex de Sousa, craque da camisa 10, atual meia do Fenerbahçe. Há 10 anos atrás, ele fazia um dos gols mais bonitos da história do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, contra o time da casa, dois chapéus, um no zagueiro e um no goleiro, e não era um goleiro qualquer, simplesmente no maior ídolo da história do São Paulo, e bola na rede.

Alex é um dos casos a serem analisados no futebol. Ninguém duvida de seu talento, jogador inteligente, com um estilo clássico,extremamente técnico, com um vasto cartel de golaços e assistências milimétricas, um dos maiores jogadores que eu vi jogar, sem nenhum absurdo. Porém, não levantou vôos maiores em sua carreira por um único fator: Versatilidade.

Alex, o Chapeleiro do Morumbi

Alex, o Chapeleiro do Morumbi

O jogador jogou no Coritiba, Palmeiras, Flamengo, Parma, Cruzeiro e Fenerbahçe e pela Seleção Brasileira. Ele tem futebol para ter jogado em um Barcelona, Real Madrid, Milan, ou ter sido mais aproveitado com a verde-amarela. Seu único defeito é que não consegue exercer outras funções dentro de campo. Se o treinador precisasse dele para ser um segundo atacante, se precisasse recuá-lo, ou alocá-lo para o lado do campo, seu rendimento cairia.

Comparo Alex à Ademir da Guia, ambos camisas 10 de nascimento, mas o futebol foi injusto com eles. Ademir poderia ter sido chamado em 70, ou ter jogado a Copa de 74, mas Zagallo não o quis. Alex poderia ter jogado a Copa de 2002, mas Felipão preferiu Ricardinho, pois esse poderia jogar mais recuado, como um volante, já que Emerson fora o jogador cortado daquele selecionado canarinho.

Alex terminará sua carreira como o Rei da Turquia, mas não será lembrado nos maiores palcos ludopédicos, uma pena. Ele é um dos meus maiores ídolos do futebol, segue um pouco do que ele é capaz:

Abraços.
Caio di Pacce

 

Advertisements

Uma resposta

  1. Genio!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: