Lobby contra os Estaduais

A imprensa esportiva está cheia de gente criticando os estaduais. Dizem que são cansativos, modorrentos e que atrapalham a vida dos grandes. Claro, os “grandes” são os que enchem os bolsos de nossos cronistas. Até os mais sérios e admirados por esse blog. No entanto, o buraco é muito mais embaixo.

Esses cronistas são os primeiros a elogiar a Europa e sua organização de calendário. As datas da UEFA são o bezerro de ouro: perfeitas, reluzentes e estéticas. Conseguem combinar os anseios dos clubes com a aspiração dos patrocinadores. Tudo isso formatado aos interesses da federação.

Só que o Brasil, além de ser o país do futebol, é a casa de muito mais gente. Se somarmos a “população” dos três maiores campeonatos europeus, o Brasil ainda é maior em alguns milhões. Sem falar em termos territoriais, que são o ponto focal dos Estaduaizinhos.

Tudo bem que as federações locais são canalhas e retrógradas. Tudo bem que os campeonatos do sudeste polarizam as atenções pelo seu poderio econômico. Tudo bem que o calendário se mistura com o da Libertadores. Disso, todos nós (e eles) já sabemos. Resta saber o que podemos fazer? Ou melhor, o que podemos propôr.

Outrora combativa e militante, hoje a imprensa brasileira de modo geral ainda é vigilante e crítica. No entanto, não consegue mais formar opinião, pois não peca em edificar uma contrapartida. Por exemplo, a época da ditadura vestiu a camisa das eleições diretas. Muito embora política pese mais que o futebol, poucos são os que conseguem propôr algum norte. E esses, raramente são ouvidos.

Se o formato dos estaduais é tão ruim assim, cabe a nossa célebre imprensa propôr alternativas para que se criem grupos de pressão. Eles tem a ferramenta fundamental para convencer e arrebanhar adeptos. Por que não o fazem então?

Não sabemos. E com certeza eles têm uma resposta exuberante e cômoda para nossa pergunta.

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: