Turbulência normal

A Portuguesa passa por um momento de turbulência na reta final do turno da Série-B. O futebol vistoso que deu ao time o apelido de Barcelusa, apelido este cunhado por mim numa conversa via twitter com o também luso Flávio Gomes, da Estadão-ESPN e que caiu no gosto não só da imprensa, mas dos torcedores, de um modo geral, minguou.

Primeiro, a inesperada derrota em casa frente ao apenas esforçado Vila Nova; depois, o empate com o lanterna Duque de Caxias, que havia perdido 11 dos dos 17 jogos e conquistara a única vitória apenas na rodada anterior ao confronto com a Lusa. Antes do desaire com os goianos, as vitórias surgiram, porém, com muitos percalços.

Na maioria dos jogos a Lusa teve dificuldades na primeira parte, mas voltava do balneário invariavelmente melhor. Mérito do grupo de jogadores e do treinador Jorginho. Em via de regra a Lusa nunca volta para a segunda parte pior do que esteve na primeira.

Mesmo sobrando num campeonato tão desgastante como a Segunda Divisão, o elenco luso tem deficiências. Falta uma opção na lateral-direita, que tem apenas o atacante improvisado Luis Ricardo para o setor, além de um centroavante de ofício. Jorginho não tem um especialista no elenco, apesar de contar (ou não) com os jovens Ronaldo e Lucas Gaúcho para a função.

O campeonato é longo e é praticamente impossível cumpri-lo sem percalços. O campeão da temporada passada, o Coritiba, colecionou resultados ruins em sequência nas últimas sete jornadas do primeiro turno, perdendo cinco partidas.

É hora, pois, de ter calma. É uma questão de encaixar de novo e a Barcelusa estará de volta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: