O futebol que queremos ver

Ontem, dia 27 de julho, vimos um belo exemplo de como o futebol deve ser jogado. E também como não deve ser jogado. Frente a frente, Muricy e Luxemburgo. O pragmatismo vitorioso contra o talento decadente.

Dentro de campo, outro duelo. De um lado, Ronaldinho Gaúcho, representando a modernidade tímida do futebol globalizado. Do outro, Neymar, o possível sucessor de Pelé.

Coadjuvantes malandros permearam o certame. Thiago Neves, talentoso mascarado que poderia ter ido mais longe se não fosse sua vaidade. Felipe, outra máscara autoindulgente. Ambos perfeitos para o time da Gávea.

Por parte da Vila Belmiro, um sofrido Elano, dramático títere da CBF na Copa América. Um coração partido pela separação e pelo sequestro de seu pai. Ganso, recolhendo os cacos de uma ressaca da Libertadores.

Muitos personagens fortes para caber dentro de um gramado. Sendo assim, a genialidade se repartiu por igual. No golaço de Neymar, após um drible mirabolante e veloz em Ronaldo Angelim. E na falta impecável de Gaúcho para a virada do jogo.

Ainda houve espaço para o drama de Elano. Buscando a redenção, Elano se dirige para a marca da cal. Executa uma cavadinha malbarateada que acaba nas mãos do calunga Felipe. O goleiro esnoba, domina a bola e ainda faz embaixadinhas. O Santos perdeu o jogo aí.

E é disso que são feitos os jogos históricos. Pouco de técnico, pouco de arbitragem. Muito de craque, muito de bola.

Só a nobre arrogância não tem espaço.

A partir daí, o jogo mudou

Advertisements

Uma resposta

  1. ódio eterno ao futebol moderno. e aos 5 a 4 modernos tb!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: