Boleiros de carteirinha

Provavelmente existe o termo correto para categorizar jogadores que colocam o amor pelo futebol em si – bola, gramado e 22 jogadores em campo – acima da paixão pela camisa de um time ou pela grana. Aqui nesse texto vou chamar esse tipo de jogador de “Boleiro de Carteirinha”.

Nesse final de semana tivemos duas espécies desse naipe em campo: o holandês Seedorf, do Milan, e o brasileiro Zé Roberto, do Hamburgo. Seedorf fez uma partida praticamente perfeita e ajudou sua equipe a triturar a Inter de Milão, garantindo a liderança do Campeonato Italiano. Zé Roberto bateu o recorde de jogos (331) disputados por um estrangeiro no Campeonato Alemão.

Ambos são jogadores que, ao menos pelo que lembro, nunca os vi reclamarem de treino puxado, concentração, técnico, diretoria, se a bola é redonda ou quadrada, se o gramado é esburacado ou não… . Eles simplesmente vestem a camisa do contratante e entram em campo para tentar fazer o melhor. E na maioria das vezes eles fazem de fato o melhor e se destacam dos demais. Também não é do feitio desses caras dizer que não vão comemorar gols contra esse ou àquele time.

Seedorf (Ajax, Real Madrid, Inter de Milão e Milan) e Zé Roberto (Portuguesa, Real Madrid, Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Santos e Hamburgo) passaram por grandes clubes sem arranhões na imagem. Muito pelo contrário, deixaram saudades nos torcedores.

No passado, de acordo com o que os mais velhos falam, o meia Gérson, o canhotinha de ouro, parecia ser também um Boleiro de Carteirinha. Esteve bem por todos os clubes onde atuou, independente das pequenezas que muitos jogadores, por vezes, procuram colocar acima do prazer que é bater uma bola.

Essa postura não ganha muita badalação da imprensa, mas com certeza rende o respeito do torcedor e uma aposentadoria com a consciência tranqüila.

E para você leitor, que jogador você acha que se enquadra nesse clube?

Anúncios

2 Respostas

  1. Eu colocaria Van Der Sar. Ele é um (B)goleiraço de carteirinha.

  2. seedorf no coringão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: