A Lição que a Espanha deu para o Mundo em 2010.

A Copa do Mundo é o torneio, que além de confrontar as seleções e seus melhores jogadores, põe em cheque os estilos de futebol, as culturas ludopédicas pelo mundo. E isso foi esquecido por algumas seleções.

Historicamente, os selecionados representavam, além das cores que trajavam, a cultura de seu país. Os brasileiros sempre se destacavam, quando jogavam um futebol alegre, ofensivo, plástico. Os uruguaios, mostravam a raça, virilidade de um futebol porteño banhado a sangue e suor.

A Itália mostrava-se brilhante na defesa e nos contra-ataques, maestria nas bolas paradas. Sempre era a equipe que se superava durante a competição. A Holanda era o time do brilhantismo inovativo, era o time que revolucionou o futebol.

Em 2010, maioria dos selecionados esqueceram de jogar como seu povo manda, esqueceram de quem eram, além da camisa que vestiam. Foi o caso do retranqueiro Brasil, com sua esterilidade criativa. A Itália e sua defesa esburacada. A Holanda era violenta, foi o time que mais bateu, não foi nada inovativa, sabia destruir, quebrar e contra-atacar. Vacilou quando não pôde.

Faço ressalvas aos selecionados alemães, argentinos, uruguaios e os campeões espanhóis. Esses mostraram o que eram. Os germânicos eram silenciosos, brilhantes e mortais. Os argentinos foram vilões, mas magistrais, ensinados e motivados por D10S. Os uruguaios, a sensação da Copa não preciso nem comentar, misturaram Raça, Loucura, Amor e Drama, a combinação perfeita.

Mas foram os espanhóis que conseguiram, de vez, mostrar para o mundo o que é o verdadeiro futebol ibérico. Foi o toque de bola flamenco, que ludibriava os adversários. A bola rodava de cá, pra lá, como em uma tourada, fazendo o adversário correr, lutar e cansar. E, como um toureiro, vestido de vermelho e amarelo, enfincavam a espada no dorso de sua vítima. Golpe Fatal.

E assim, exilando a sua cultura, que os espanhóis conseguiram se impor na Copa da África e entrar para o Hall dos campeões mundiais.

Abraços.
Caio di Pacce.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: