Taça das bolinhas, Clube dos 13 e a Máfia da bola.

- Gimme the gun, take the canolli.

Essa discussão pífia de quem fica com a Taça das Bolinhas é muito chata, mas por de trás dela há uma discussão incrivelmente maior.

Um dia após a eleição do gremista Fábio Koff como presidente dos clubes dos 13, o Morumbi foi descartado para sediar a Copa e o Fielzão foi apresentado. Os clubes que apoiaram Kléber Leite foram apoiados pela CBF, os que se oposicionaram foram retalhados, isso aconteceu com Palmeiras, São Paulo, Grêmio. E, Flamengo, Coritiba, Botafogo, Corinthians foram beneficiados, por exemplo.

Hoje, o presidente dos 13 maiores clubes do país se reúnem para definir os direitos transmissão do Brasileiro para TV aberta, fechada e Internet. A Rede Globo não tem mais direito de preferência para renovação, uma vitória conquistada pelo CADE.

Corinthians pode anunciar hoje sua saída do Clube dos 13. O presente cheio de bolinhas induziria o Flamengo a fazer o mesmo. Sem esses dois, outros clubes também sairíam e o Clube dos 13 estaria extinto.

Bem agora que os clubes estão aprendendo a gerar renda de outras maneiras, essa possível resolução, é uma derrota para o futebol brasileiro, que vai ter que continuar a ter seus jogos sendo transmitido as 22 da noite, num horário desmotivador para as famílias brasileiras, com ingressos incrivelmente caros. Além disso, isso pode dificultar os clubes a comprar aquela peça que falta para o seu elenco.

Não estou dizendo que o Clube dos 13 é a solução para os problemas do futebol brasileiro, mas poderia ser.

Abraços.
Caio Di Pacce.

Anúncios

3 Respostas

  1. Caio, se só Corinthians e Flamengo saissem não acredito que seria o fim pois os demais clubes ainda correspondem a mais de 50% dos torcedores brasileiros. O problema é que Botafogo, Palmeiras e outros clubes estão no mesmo barco… Além disso, há outro interesse do Corinthians, o clube espera ganhar 30M por ano com naming rights, prática que não tem dado resultado aqui no Brasil e segundo entrevista com o Rosemberg o clube espera ter o apoio do poder de mídia da globo para fazer acontecer o projeto. Pra mim fica a pergunta, o que é melhor do ponto de vista da cada clube?

  2. O Clube dos 13 surgiu pra atender todos os clubes e fortalecer o futebol nacional.

    O clube dos 13 mudou muita coisa nos estádios, como lotação e etc. Se todos os clubes começarem a olhar nos próprios umbigos, vai enfraquecer os próprios clubes.

  3. Fotaleceu tb um monte de time de empresário…sem torcida alguma – Santo André, São Caetano, Gremio Prudente, Atlético Goianiense, etc… e Palmeiras, Corinthians e São Paulo dividindo o bolo com eles… e não foi o clube dos 13 que fez aumentar a renda dos estádios, na minha opinião foi o profissionalismo do Mkt esportivo nos clubes que mudou isso!!

    Renda de TV para os Clubes que dão audiência…só assim vamos concentrar as receitas nos grandes clubes a trazer os craques pra jogar no Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: