Estadual ou não?

O debate sobre a legitimidade dos campeonatos estaduais continua permeando a imprensa. É um papo chato, mas vale a pena ressaltar alguns pontos que justificam a existência dessas competições.

O campeonato estadual teve muito prestígio até a década de 1990. Os paulistas contaram com grandes disputas até meados de 1998, onde os grandes da capital se alternaram na coroa, sempre com grandes times. Sem falar no começo da década, que contou com o surpreendente Bragantino do pofexô.

De 1989 a 1994, essa máquina ganhou 3 títulos paulistas

Com os ajustes das competições nacionais e a crise financeira dos clubes do interior, os estaduais foram perdendo a graça. Mesmo que graça, no linguajar moderno seja a frenética pululação de patrocínios e grandes contratações. Sem soar repetitivo, o último grande time do interior, que chacoalhou os grandes da capital foi o Mogi-Mirim do carrossel caipira de Rivaldo, Leto, Admilson e Valber.

Vá lá, podemos dizer que o Paulista de Jundiái assustou a galera paulistana. Mas aí já era tarde, em 2003-2004, o estadual já tinha virado Super-campeonato. À época eu gostei de ver uma final diferente no campeonato. Foi engraçado ver Paulo Morsa, no Terceiro Tempo, torcer o nariz para o jogo entre São Caetano e Paulista. Finalmente, havia o fato novo.

Vale a pena assistir o estadual? Não sei. Antigamente (nem tanto), havia uma certa aura. Os times se preparavam para atropelar. Hoje, ensaiam para a Libertadores ou outros campeonatos. A única exceção é o Carioca, que com sua fórmula de torneio de verão, consegue chamar a atenção da mídia e dos torcedores.

Não espero nada dos estaduais. A não se do Carioca. No Paulistão, gosto de torcer para os menores. Eles são a minha esperança na graça do futebol contemporâneo.

 

Anúncios

2 Respostas

  1. essa maquina que vc falou dos bambi cairam no paulista em 90! e subiu roubado!…… precisa ler mais rapaz….nao sabe de nd

  2. Concordo quando tenho que concordar. Mas, o Paulistão põe o Carioca no Chinelo.

    Apesar da fragilidade dos clubes do interior, e da modernidade dos clubes da capital, o Paulistão é sensacional!

    O Carioca é feito pros times da Capital vencerem. Enquanto o Paulista, por mais moderno que seja, ainda é disputado, ou vc se esqueceu da final do ano passado?

    O Ramalhão perdeu roubado do todo poderoso Santos de Neymar, Ganso e Robinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: