2010 em 3 fatos

Como estou distante de meus compas copeiros, resolvi bolar um post sobre o que aconteceu de melhor nesse ano. Claro, tivemos a Copa do Mundo, o evento máximo da humanidade. Mas também tivemos coisas interessantes, que fizeram e fazem o futebol valer a pena.

Começando pela Copa, acredito que a sensação do torneio foi o Uruguai. Não só pelo honroso quarto lugar, mas como também pelos lances incríveis que a celeste proporcionou.

La mano de Dios celeste.

Claro que o pênalti cavadinho de Loco Abreu entrou para os anais da Fifa. No entanto, ele só foi possível com a raça de Luis Suárez que no desespero impediu o gol ganês. Com as mãos. Um gol quase certo, que tiraria o Uruguai da disputa contra a Alemanha. Suarez foi expulso, mas ingressou no panteão da história do futebol. Orgânico e passional, como sempre foi.

O segundo fato mais marcante foi a atuação do time do Mazembe no Mundial de Clubes. Surpreendendo a todos, o time congolês mostrou que o continente africano tem o principal ingrediente do futebol: a alegria. Enquanto que os japoneses são organizados e ricos, seus times nunca fizeram cócegas nos tornieos de clubes. Já o Mazembe, minimamente organizado e amplamente descapitalizado provou que isso é o de menos.

Um alvinegro alegre e sem arrogância. Lição para o praiano.

E por fim, o último fato relevante de 2010 é um pouco triste. Ao trazer Luiz Felipe Scolari para comandar os palestrinos, o Palmeiras ficou devendo na única competição que aspirava glórias. A forma como o time perdeu para o outro esmeraldino, em plena São Paulo, desapontou muitos. Nós que já conhecemos os dessabores da vida, entedemos. Mas a imagem que esse jogo gerou mostra que o futebol pode estar morto nas mãos dos dirigentes, mas no coração de um garoto é que ele se mantém genuinamente vivo. Como sempre foi.

Apesar da CBF, FIFA, Fly Emirates, Globo, o futebol continua vivo.

E para encerrar o ano, uma frase do mesmo menino Dudu, que espero que inspire a todos nesse 2011 que se aproxima:

Melhor chorar no estádio do que no sofá

 

Anúncios

Uma resposta

  1. O Copeiros termina o ano com maestria.
    Belíssimo post mestere!

    Um salve yankee.
    Quero ver a Juveco 2011!

    Boa sorte a todos, e um feliz 2011!

    Abraços,
    Caio di Pacce.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: