Bahia, primeiro campeão brasileiro

A CBF vai unificar os títulos da Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata. Na época anterior a 1971, esses campeonatos tinham o status de competições nacionais, já que não havia uma organização formal de um campeonato brasileiro.

Com isso, temos um novo primeiro campeão brasileiro, que é o Esporte Clube Bahia. O título da Taça Brasil de 1959 é reverenciado pelos tricolores baianos, já que o time havia batido o temido Santos de Pelé, Coutinho e Pepe.

Bahia, 1959 - Em pé: Marito. Wassil. Hamilton. Ari e Biriba. Agachados: Leoni. Haroldo. Henrique. Nadinho. Vicente e Florisvaldo.

No entanto, surgiram situações interessantes. Com esse reconhecimento, o Palmeiras foi bi-campeão nacional em 1967. O Palestra alviverde arrematou no mesmo calendário, a Taça Brasil e o Robertão. Mesmo que a Academia mereça ser reverenciada, esses dois títulos vem instaurar definitivamente a polêmica.

Palmeiras, 1967 - A Academia com Djalma Santos e Ademir da Guia

Por outro lado, uma justiça  histórica foi feita. O Botafogo de 1968 também foi coroado com uma conquista nacional. Aquele contava com figuras como Jairzinho e Paulo César Caju, orquestrados pelo jovem técnico Mario Jorge Lobo Zagallo.

Fogão, 68 - Timinho com o esboço do esquadrão canarinho de 1970

Não se pode dizer que a decisão da CBF foi acertada. A turma de Ricardo Teixeira, assim como Blatter, vem abusando das decisões políticas. No entanto, o reconhecimento desses títulos não aumenta a grandeza dos clubes. Só coroam aqueles esquadrões que já eram históricos.

Bom para o futebol.

Anúncios

2 Respostas

  1. Bora bahêêêêêêaaaaaa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: