Estudiantes e a graça do futebol

A Argentina conheceu seu novo campeão nesse último fim de semana. Após uma vitória por 2 a 0 frente ao Arsenal, o Club Estudiantes de la Plata arrematou o caneco do Apertura 2010.

Ao vencedor, as batatas...

O título vem coroar o retorno triunfante de Verón ao seu clube de coração. Maturado e lançado profissionalmente pelo Estudiantes em 1993, a “Brujita” teve uma curta passagem pelo Boca Juniors antes de embarcar para a Europa.

Ao final do jogo desse último domingo, na casa do Arsenal, no distritno buenoarense de Sarandi, Verón de posse de um microfone, se dirigiu aos pincharratas presentes nas platéias.

O craque argentino ressaltou a humildade e a união do grupo. No entanto, não deixou de enaltecer a qualidade de seus companheiros, afirmando que o título estava em boas mãos, já que o Estudiantes é a melhor equipe da Argentina.

De fato, Verón não foi tão arrogante. Desde 2006, o clube platense ganhou uma Libertadores e dois títulos nacionais. Sem falar nas boas campanhas na Sul Americana.

Esse histórico recente, aproxima o Estudiantes do Inter de Porto Alegre não só nas cores. Ambos clubes, mesmo sem causar muito frenesi no novo mundo yuppie do futebol, tem mostrado resultados consistentes dentro dos gramados.

A exceção de Verón, o Estudiantes não tem grandes estrelas. O Inter, tão pouco. Isso mostra que ainda é possível, e também rentável, que os clubes de futebol, de fato, vivam de futebol.

Ganhar tudo, todo ano, é impossível e insustentável. Mas alguns títulos, vez ou outra, devolvem a auto estima ao torcedor. E incrementam a grandeza de um clube.

O título do Estudiantes e a presença mais uma vez do Inter no Mundial Interclubes é a mostra mais sincera de que o mais interessante do futebol, ainda é o futebol.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: