Existe esporte limpo?

O médico da seleção francesa campeã de 1998 botou fogo no circo ao declarar ontem que alguns jogadores franceses, após a final do Mundial, apresentavam “análises de sangue suspeitas”. Jean-Pierre Paclet trabalhou para a Federação Francesa entre 1993 e 2008.

Lídio Toledo, que estava do outro lado do certame final de 1998, disse que é uma grande besteira de Paclet comentar algo que aconteceu há 10 anos. O médico brasileiro também afirmou que nunca presenciou algo desse teor nas seis Copas em que esteve presente.

Não é de hoje que alguns consideram que “esporte limpo” é um oxímoro. No futebol em especial, antes da profissionalização, era comum os jogadores tomarem as chamadas bolinhas, que nada mais era do que anfetaminas que aceleravam o metabolismo (se tiver algum médico lendo, por favor me corrijam). Garrincha mesmo se utilizou do artifício.

E mesmo na profissionalização, as injeções de vitamina B12 eram comuns nos anos 1970. Conheço vários relatos de jogadores, que eram aspirantes na época, sobre os vestiários repletos de seringas da vitamina injetável. Com o advento e progresso dos exames laboratoriais, o doping ficou mais detectável. Maradona que o diga em 1994.

Acredito que Paclet fez essa declaração para chamar a atenção para seu livro. Ninguém aqui é bobo de acreditar que todos jogam 100% limpos. Existe aquela prática comum do doping legal, que é a injeção de substâncias que aumentam o desempenho, mas não são detectáveis pelos exames laboratoriais. Há ainda, aquelas substâncias que podem ser encontradas em medicamentos comum, assim são passíveis de uma contra-argumentação em caso de prova positiva.

Agora, outra coisa: será que 1998 é uma nova 1978? Será que vinte anos depois, houve uma omissão (ou intervenção no caso argentino) das autoridades competentes para garantir que o time da casa vencesse o torneio, salvando assim o futebol francês? Não sei. Já vimos outros personagens irem mais longe em nome do título do mundo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: