Os maiores do Brasil: Evair, o matador que deu a vida.

Inspirado pelo livro que ganhei: Os 100 maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, de André Kfouri e PVC, resolvi criar uma série semanal aqui no Copeiros: Os maiores do Brasil, que contará um pouco sobre alguns craques do futebol canarinho.

Começo essa série com o meu camisa 9. Evair Aparecido Paulino, nascido em Crisólia (SP), no dia 21/2/1965. Jogador surgiu na base do Guarani, onde fez muitos gols, chegou a final do Brasileiro de 1986, era considerado o novo Careca pela imprensa campineira da época.

Mas sua história no futebol é imensamente relacionada à Sociedade Esportiva Palmeiras. Para simplificar o que foi Evair, ele bateu os dois pênaltis mais importantes da história do clube, digo mais, ele CONVERTEU os dois pênaltis mais importantes da história do clube.

O primeiro, no dia dos namorados de 1993, ele marcou o penalti que tirou o time da fila de 17 anos, no Morumbi lotado, contra o rival Corinthians, naquele famoso e romântico 4×0 que todo palmeirense faz questão de lembrar até hoje. Na comemoração do gol, via-se lágrimas saindo de seus olhos, era o artilheiro chorão.

O segundo, na final da Libertadores de 1999, o gol que abriu o placar e deu um passo gigante para a conquista da América. Evair, já em fim de carreira, vestia a 18, entrou no segundo tempo, fez o gol de penalti e foi expulso aos 45 minutos. Saiu chorando de campo, queria bater mais um penalti, durante as cobranças derradeiras.

Evair teve algumas chances na seleção, ficou na pré-lista de Parreira para a Copa de 1994, fez 9 jogos e 2 gols, chegou até a sair no álbum da Copa, injustiçado na minha opinião, Parreira resolveu levar Viola e Ronaldo.

Citando a dupla Kfouri e Coelho sobre Evair: “Da marca da cal, que transforma carreiras e coroa goleiros, Evair não falhou. O Palmeirense nunca se esquecerá.”

Abraços.
Caio di Pacce.

Anúncios

9 Respostas

  1. Artilheiro dos gols de penalti.

    Famoso e romantico 1993?????? kkkkk
    Famoso e safado roubo do esquema Parmalat.

  2. … o cara é craque! e ponto.

  3. Craque em bater penalti.

  4. O cara era demais.
    É o camisa 9 do meu Dream Team.

  5. Pô, o cara ficou marcado pelos penaltis???
    Então o Alex Mineiro é gênio!!!
    Faltou falar que o Evair foi o garçom do Edmundo no Brasileiro de 97…sem ele o Animal não teria sido artilheiro da competição.

  6. Fato.
    O cara era demais!
    Era frio, finalizava poucos, e tinha uma puta visão de jogo. sabia se postar em campo, e era garçom tb.

  7. […] This post was mentioned on Twitter by Caio di Pacce, Emmersom and Emmersom, Palmeiras Palmeiras. Palmeiras Palmeiras said: RT @caiovedder @Familia_Verde https://copeiros.wordpress.com/2010/08/17/os-maiores-do-brasil-evair-o-matador-que-deu-a-vida/ […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: