Adeus, Palestra!

Amanhã, o Palmeiras vai se despedir por um longo tempo de sua casa. Frente ao Boca Juniors, as luzes vão se apagar e só voltarão a brilhar daqui dois anos, em um palco completamente diferente.

Os jardins já não serão mais suspensos. Os prédios em volta já não terão o privilégio de acompanhar as partidas de seus parapeitos. Da arquibancada, as chaminés dos moinhos da Barra Funda já não poderão ser avistadas. O sol já não fará mais parte do espetáculo.

A mudança sempre vem. E sempre tem de vir. A construção da Arena Palestra é um sinal que o Palmeiras continua forte. Continua grande. Mesmo depois de toda negligência, toda canalhice e toda displicência. Não é a toa que somos verdes. Não é a toa que a esperança não morre.

No campo da Rua Turiassú foram disputados 1.581 jogos. Os adversários que mais nos visitaram foram a Portuguesa, por 79 vezes e o Santos, por 71. Já o grande rival mosqueteiro de São Jorge, esteve por 43 partidas em casa alviverde, perdendo por 22 oportunidades.

O jogador que mais pisou nos gramados palestrinos não poderia ser outro: São Marcos e suas 213 aparições. Ademir da Guia vem em segundo com 187 e o xodó Galeano em terceiro, com 168 jogos.

As redes foram balançadas 5.185 vezes, curiosamente quase um anagrama do número total de jogos disputados. A média de gols por partida desde 1917 é de 3,27 gols. Grande parte desse total foi escorado por Heitor, que anotou 171 tentos. Muito mais que o dobro do segundo colocado, que é Luizinho com 63. A dupla Evair e Edmundo ficam em quarto e quinto respectivamente, somando 109 gols.

A maior glória do clube em seus domínios ocorreu no dia 16 de Junho de 1999, quando Marcos, Arce, Júnior Baiano, Roque Júnior, Júnior, César Sampaio, Rogério, Alex, Zinho, Paulo Nunes, Oséas, Evair e Euller; derrotaram no tempo normal e nos pênaltis o colombiano Deportivo Cali. Após um chute para fora, nosso santo goleiro corria para os braços da massa. Éramos campeões do continente. Um sabor único, que nos deixou obcecados para sentir novamente.

Acredito que o Palestra Itália continuará sendo um dos melhores estádios para se ver futebol de São Paulo (junto com o Pacaembu). Não me importo com a Copa. Só quero que a minha casa fique bonita. Mesmo que eu tenha saudades. Mesmo que eu não possa compartilhar mais as minhas angústias com as mesmas arquibancadas. Mas sempre, com os mesmos amigos e com o mesmo time.

Adeus, Palestra!

Agradecimentos ao Cadu Martins.

Fonte dos Dados: Departamento de Acervo Histórico e Memória da S.E. Palmeiras

Foto: Copeiros! Não está morto quem peleja.

Anúncios

8 Respostas

  1. Arrepiei de ler!!!! Amanhã estarei lá para dar tchau ao velho Palestra!!!

    Abração, Flaco!!!!

  2. Amanhã estarei lá.
    E não estarei sozinho, pode ter certeza.

    Muitas coisas boas e ruins aconteceram no Palestra, vivenciei algumas delas.

    O dia da foto foi incrível. Desse dia pra cá, muitas coisas mudaram, um adeus já aconteceu. Muita saudade.

    Amanhã cantarei até o sangue sair da boca, e as lágrimas caírem dos olhos.

    Adeus Palestra e Obrigado Guzo.

    Parabéns Flaco. Arrepiado também estou.

  3. Posso nao ser verde…
    mas o texto foi profundo…

    Parabéns Palestra!

    Dependendo de mim poderão ir a casa tricolar muitas vezes!!!

    abraços
    Caio

  4. caralho hein….meus olhos ficaram marejados…

    infelizmente não poderei dar o adeus amanhã, mas tive uma oportunidade ímpar de me despedir:

    Palmeiras-B x Juve, numa ensolarada tarde de abril, feriado do dia 21, dia de Tiradentes…

    chocalate verde para cima do Juve…3×0…dia em que a torcida juventina era maioria no Palestra e foi a oportunidade de assistir a peleja no cantinho acanhado do parque…o lado adversário.

    Forza Palestra!!!
    Forza Juve!!
    Avanti Arena!!
    Dalhe Mooca!!!

  5. […] This post was mentioned on Twitter by Caio di Pacce and Caio di Pacce, Caio di Pacce. Caio di Pacce said: @RodrigoBuenoESP Sei que não é sua praia. Mas texto brilhante sobre a despedida do Palestra! http://migre.me/VmUj Qse chorei. […]

  6. Estava presente no dia da foto!

    Ótimas recordações!

    Avanti Paleste! Sempre!

  7. Alguém como “Anonimo” entrou no site do Desmanche (http://futeboldesmanche.blogspot.com/) e disse que aqui é melhor que lá, sobre futebol…não achei não…o pessoal lá é mais sarcástico que vocês e mais engraçados…mas parabéns pelo blog.

    • Ai é que está a diferença meu caro Gustavo, Futebol não é piada, é paixão!!!!

      Vamo copeiros!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: