A glória e o amarelão.

Minha coluna no blog @coletivomarte

Copa do Mundo é o torneio em que, geralmente, os melhores times chegam para decidir. Como disse na minha coluna inicial aqui no Coletivo Marte, a Espanha e a Holanda eram as duas melhores seleções naquele momento, que jogavam o melhor futebol, mas não as credenciavam como favoritas pelo histórico de amarelão de ambas.

Tanto a Holanda quanto a Espanha sempre tiveram bons times, mas quando chegavam na Copa do Mundo algum fator externo, ou algum chaveamento complicado, os tiravam da competição. Porém dessa vez a história vai mudar para uma delas: Em 2010, quem entrará no hall de campeões do mundo e quem será o maior amarelão das Copas?

A Holanda sempre teve times que jogavam pra frente, irresponsavelmente pra frente, num 4-3-3 aberto, que dava espaços para contra-ataques mortais. Porém o time da Laranja de 2010 joga num 4-5-1, ou como é chamado atualmente o 4-2-3-1, com dois volantes fixos e três meias que preparam a jogada para o único centro-avante do time.

Essa “retranqueira Holanda” oscilou em alguns jogos nessa Copa, mas está invícta e com 6 vitórias, com 100% de aproveitamento.

A Espanha já perdeu nessa Copa, na estréia com a Suiça, mas possui o melhor meio de campo do mundo, com Busquests, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta. Em grande parte dessa Copa fez jogos feios, com muita posse de bola, mas com pouca penetração.

Na hora de decidir, dessa vez, a Espanha não falhou. Principalmente no segundo tempo no jogo contra a Alemanha, o melhor time da Copa até então, dominou totalmente o jogo, rodou a bola de lado para abrir espaços na defesa alemã, mas sempre sendo incisiva, com um entrosamento inquestionável. Venceu por 1×0, foi muito pouco.

Essa final pra mim é um ponto de interrogação. Não sei quem vai jogar bola e quem vai sentir o jogo e tremer. A Espanha tem tudo para fazer seu jogo de posse de bola, a Holanda confiando nos seus meias habilidosos, Robben e Sneijder, que estão sendo mortais. Porém o vencedor será o que tiver mais preparado psicologicamente.

Então, quem será o verdadeiro amarelão e quem será o novo campeão?

Abraços.
Caio di Pacce.
Do Blog Copeiros
https://copeiros.wordpress.com

Anúncios

Uma resposta

  1. O amarelão é o Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: