Diário da Copa: dia 01

A Copa do Mundo finalmente começou. No entanto, o que tivemos nesse primeiro dia foi mais expectativa do que futebol. Os shows da Shakira e do Black Eyed Peas talvez causaram mais comoção do que o jogo apresentado pelos times do Grupo A.

África do Sul 1 x 1 México

O empate foi justo pelo futebol apresentado pelas duas equipes. De um lado, o nervosismo e a empolgação dos anfitriões. Do outro, o estigma mexicano de figurante nos Mundiais. Entre eles, muitos passes errados e pouca criatividade. No fim, foi uma batalha da vontade contra a vontade.

Parreira deu cara ao time africano.  Ao seu estilo, botou duas linhas de quatro e um atacante centralizado. Pineaar não fugiu da responsabilidade, mas sua escassez técnica atrapalhou.

Já os mexicanos apostaram todas suas fichas no Giovani dos Santos. O time dominou o meio de campo mas pouco criou. Curiosamente, com um time baixo, insistiu muito em cruzamentos.

Uruguai 0 x 0 França

Foi zero-a-zero, mas podia ser menos. A França vem mal das pernas e não impressionou ninguém com a derrota para China em seu amistoso preparatório. O Uruguai suou muito para conseguir a vaga e é um time com mais gana do que técnica.

A soma de pouca técnica e muita vontade só poderia resultar em pancadaria. O Uruguai entrou mais sereno e o jogo começou equilibrado. No entanto, o problema histórico de depender somente de Forlan apareceu. Assim, a celeste foi pouco criativa, explorando os contra-ataques.

A França mostrou mais refino técnico. No entanto, não conta com as melhores peças do futebol europeu. Nem a entrada de Henry fez com que a partida ganhasse algum brilho. A única coisa que reluziu antes do fim do jogo foi o vermelho da primeira expulsão da competição. O uruguaio Loredo desceu a bota no estiloso Sagna e foi para o chuveiro.

Visão Copeira

Concordo com aqueles que vêem o Grupo A como o “grupo da morte”. Na verdade, é uma caixa de pandora. Ninguém sabe o que vai sair daí. Avaliando pelo dia de hoje, acho que saem África e México como classificados. A França vai repetir 2002 e o Uruguai vai repetir tudo que fez depois de 1970.

Fotos: ESPN Brasil, Getty Images

Anúncios

Uma resposta

  1. Véri gudi praier Stifi Pinar!!! Ai sim!
    BAFANA BAFANA!!! VAMOS!!! hehe..

    Gostei do time da Africa do Sul, apesar dos comentarios do flaco, que resumem o jogo, o time me surpreendeu positivamente. Achei que ia ser passeio do México…

    Uruguai e França foi um jogo mto fraco msm… o único destaque mesmo pra mim foi a famosa raça uruguaia, liderada pelo ex-tricolor Lugano, que quase saiu na briga.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: