Uma Copa sem favoritos

Minha Coluna Semanal no blog COLETIVO MARTE: http://coletivomarte.wordpress.com

A Copa do Mundo da África do Sul começa amanhã, são trinta dias em que o mundo inteiro desloca sua atenção para um país, para um evento. Não importa política, economia, guerras. O mundo quer ver a bola rolar.

E para eu debutar aqui no Coletivo Marte, resolvi abordar um tema sobre uma pequena análise que o Lula fez, em sua entrevista para a Rede Globo. Perguntado quem seria o favorito ao título da Copa do Mundo, o nosso presidente atentou-se a um fato importante: Dos 18 títulos conquistados de Copas do Mundo, 11 deles estão com apenas 3 times (5 com o Brasil, 4 com a Itália e 3 com a Alemanha), em números 61% dos títulos.

Foi algo que abriu meu olhos. Diferentemente de outras competições de mata-mata, como a Copa do Brasil, a Taça Libertadores, ou a própria Champions League, a Copa do Mundo não traz muitas surpresas em seus vencedores. É verdade que há zebras históricas em Mundiais, mas os títulos estão concentrados nos mesmos países.

Isso é tanto verdade, que os países que tem somente um título, como Inglaterra e França, venceram em casa. A Inglaterra é uma gigante no futebol, no esporte que eles próprios inventaram, mas só venceram uma vez. O mesmo vale pra França, que sempre chegava nas competiçoes, como na Copa de 38 e 86, mas que caía diante desses mesmos vencedores.

O diferencial dessa Copa do Mundo talvez seja o fato das duas seleções que chegaram mais preparadas, jogando o melhor futebol, serem duas esquadras que tem como característica não vencerem a Copa, sempre ouvindo o ditado: Jogamos como nunca e perdemos como sempre. Essas seleções são a Espanha e a Holanda.

A Espanha tem uma série espantosa de vitórias recentes, das suas últimas 48 partidas, a Fúria venceu 44, empatou 3 e perdeu apenas 1, para os Estados Unidos pela Copa das Confederações. A Holanda está jogando um futebol muito lindo de se ver, com jogadas de velocidade, com Robben, Kuyt, Van Pierse, Van der Vaart, e principalmente, mostra uma maturidade que mesmo as esquadras laranjas dos anos 90 não tinham.

Já o Brasil, que venceu tudo que disputou nos últimos quatro anos, chega um dia antes da Copa do Mundo com seus principais jogadores (Kaká, Júlio Cesar e Luís Fabiano) desgastados fisicamente, ou com outros jogadores, que fizeram uma ótima temporada passada, não repetirem o feito em 2010, como Felipe Melo e Gilberto Silva.

A Argentina por sua vez, que tem o melhor ataque do mundo, com Messi, Tevez, Milito, Aguero, não consegue se encontrar dentro de campo, com um treinador que é mais noticiário por suas bizarrices, do que com seus feitos no comando da alvi-celeste.

A atual campeã Itália tem a base squaddra de 2006, porém mais envelhecida e sem o brilho de Totti e Del Piero, e a Alemanha está sem seu principal jogador, Ballack, somados a ausência da consistência no gol de 2002 e 2006.

Dessa forma, se os vencedores estão mal, e os perdedores estão bem: Quem levará a Taça FIFA pra casa?

Abraços
Caio di Pacce,
do blog Copeiros – https://copeiros.wordpress.com

DICA LUDOPÉDICA:
Entre o dia 11 de junho ao dia 11 de julho o Sesc Santo André trará uma série de atividades especiais dedicadas à Copa do Mundo.

Transmitirá todas as partidas do Mundial, disponibilizará para seus usuários mesas de sinuca, futebol de botão, entre outros.

Além de contar com um cardápio temático sobre a Copa da África, também terá exposição de obras em homenagem a Miécio Caffé, artista morto em 2003. A exposição é composta por caricaturas esportivas publicadas pela Gazeta Esportiva no entre 1958 e 1961 e álbuns originais das Balas Futebol, produzidas no período entre 1950 e 1960. (via Blog do Juca Kfouri)

Foto: Acervo da USP

Anúncios

Uma resposta

  1. Em momentos de crise, o ser humano se torna conservador. Aposto num dos vencedores que estão mal. Afinal, não vai ser um país africano, sobraram os 3.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: