De Albert a Milla (parte 2)

“Em 1990 já estava como que aposentado. Jogava no JS Saint Pierroise, nas ilhas Reunião. Naquela altura África só qualificava duas seleções. Fomos nós e o Egito. Eu julgava-me fora, não esperava nada, nem em sonhos. Até que, no início de Abril, acho que a 3 ou 4, Paul Biya, presidente dos Camarões me ligou, como você está fazendo agora comigo. Ele é um grande amigo de infância, daqueles tempos em que me recordo vagamente dos jogos de futebol na rua e na escola. Me pediu para voltar à seleção. Assim sem mais nem menos. E não era 1 de Abril. Nem me lembro das sensações que tive. Medo, apreensão, alegria, euforia… Sei lá. Aceitei.”

Foi dessa forma que Albert foi parar na Itália em 1990. Jogando em um time pequeno de um país minúsculo com 38 recém-completados. No papel, a seleção camaronesa com Albert Roger Mooh Miller não vingaria em nada.

A Copa de 1990 é tida como uma das mais burocráticas de toda história. Times retrancados, jogando um proto-3-5-2, “Era Dunga” e nem Maradona conseguiu brilhar. Somente com o título de gênio conseguiu levar a Argentina as finais. Contra a volantaiada da Alemanha, que se sagrou campeã.

O futebol apresentado pelos camaroneses coloriu toda aquela retranca. Roger Milla fez quatro gols na primeira fase e o time africano se classificou com uma rodada de antecedência. No último jogo daquela etapa da Copa, se deram ao luxo de perder para os então soviéticos por 4 tentos.

Nas oitavas de final, Camarões enfrentou a Colômbia. Nesse jogo, Milla entraria para o panteão dos heróis africanos. Dos dois gols que fez, o segundo marcou época na história do futebol.

O excêntrico goleiro Higuita foi tabelar com os volantes colombianos um pouco antes do círculo central. Após dois passes, Higuita recebeu um passe mais curto. Milla vinha se aproximando e ao ver essa falha, deu um carrinho e roubou a bola. Recuperou-se rapidamente e disparou em direção da meta latino-americana. Empurrou sem problemas para enterrar o sonho colombiano.

Ao comemorar, lembrou das excursões que o Santos fez a África. E com toda ginga do continente negro, o futebol brasileiro foi homenageado.

Milla conta que só marcou esse gol pelas dicas de Valderrama. Os dois jogavam juntos no futebol francês, defendendo o Montpellier no fim dos anos 1980. Em uma conversa corriqueira, Milla teria se interessado pelo estilo de Higuita e sua ânsia de sair com os pés. Valderrama disse que ele não tinha tanta habilidade e era fácil de ser desarmado.

Um segredo que custou a Copa para os colombianos.

O time camaronês enfrentaria a poderosa Inglaterra nas quartas. Milla afirma que é o jogo mais memorável de sua carreira. É o jogo que até hoje rende comentários quando os ex-atletas daquela Copa se encontram.

Camarões perdeu após abrir 2 a 0 frente ao English team. Mas Roger Milla saira de campo satisfeito. Sentiu o reconhecimento das pessoas e estava feliz por ter chegado tão longe com o time de seu país.

Após a Copa, Milla volta celebrado ao seu país. Com o senso de dever cumprido, volta a jogar no seu último time antes da França, o Tonnerre Yaoundé. Já estava perto dos 40 anos e nada melhor do que se aposentar em grande estilo em um clube de seu país.

Mas o destino tinha outros planos para Albert, que hoje completa 58 anos.

Foto: http://www.footballfigure.co.uk

Aspas extraídas da matéria do Portal I de Portugal: http://www.ionline.pt/conteudo/53745-roger-milla-o-valderrama-ensinou-me-roubar-bola-ao-higuita

Anúncios

2 Respostas

  1. “O futebol apresentado pelos camaroneses coloriu toda aquela retranca.”

    Do caralho essa frase. Lembro que o Pelé chamava o Muller, da Seleção Brasileira de Millá durante toda a copa de 90.

    Na estréia os camaroneses ganharam da argentina com gol de Oman Biyuk…alguma coisa assim.

  2. Grande jogador.
    Inventou a dancinha nas comemorações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: