Duelo de gigantes: Flamengo x Corinthians

Mesmo com as duas maiores torcidas do País e prateleiras recheadas de conquistas, foram poucas as vezes que Mengo e Timão protagonizaram partidas decisivas, do tipo matar ou morrer, no futebol brasileiro. Tirando a disputa que começa nessa quarta-feira pela Libertadores, a história recente registra apenas dois duelos, ambos em quartas-de-final, com um vencedor cada.

O primeiro foi no Brasileirão de 1984. O Flamengo vinha de um tricampeonato nacional (80, 82 e 83) e o Corinthians estava na pegada da Democracia Corintiana. No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo levou a melhor e ganhou com facilidade por 2 a 0, com gols de Élder e Bebeto. Para se garantir na semifinal contra o Fluminense, bastava ao Mengão empatar ou perder por apenas um gol de diferença. No entanto, o segundo confronto no Morumbi foi um verdadeiro vareio de bola do Coringão, com vitória elástica por 4 a 1, diante de 115 mil fiéis.

Na semifinal contra o Fluminense da dupla Assis e Washington, o Corinthians caiu de joelhos, empatando sem gols no Maracanã e perdendo por 2 a 0 no Morumbi. O final da história desse campeonato todos já sabem: o Fluminense se sagrou campeão Brasileiro.

O segundo duelo da morte entre as equipes aconteceu na Copa do Brasil de 1989. O primeiro jogo, para variar, deu Flamengo, com 2 a 0 na moleira do Corinthians.

No jogo da volta, o alvinegro precisava ganhar por 3 gols de diferença para evitar a disputar por pênaltis e se classificar direto. O Corinthians, do meia Neto – autor de dois gols na partida -, chegou a abrir 4 a 1 contra o Flamengo de Zico e Junior. Mas, próximo do fim do jogo, o veterano Junior marcou para os cariocas e classificou o Flamengo por conta dos gols marcados fora de casa.

Em seguida, o Flamengo enfrentou o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil de 89 – os gaúchos foram campeões naquela edição, em uma final contra o Sport. O primeiro jogo, no Rio de Janeiro, acabou em 2 a 2. Já na segunda partida o Flamengo foi surrado no Olímpico por 6 a 1.

Nas duas disputas decisivas entre Flamengo e Corinthians, nenhum dos dois times acabou campeão, mas não dá para negar que foram duelos emocionantes e de muitos gols. Pode-se pensar que a intensidade dos jogos fez dessas quatro partidas um campeonato à parte das competições oficiais em disputa.

Portanto, independente de quem vai ganhar a Libertadores 2010, façam suas apostas para quem vai faturar a mini-copa entre alvinegros e rubronegros.

Anúncios

3 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Caio di Pacce, Copeiros. Copeiros said: RT @caiovedder: RT @terciors Corinthians x Flamengo no @Copeiros : https://copeiros.wordpress.com/2010/04/27/duelo-de-gigantes-flamengo-x-corinthians/ […]

  2. VAI QUE VAI QUE VAI CORINTHIANS!

  3. O Corinthians passa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: