Grêmio Prudente Futebol Ltda

Ainda é cedo para qualquer prognóstico definitivo. No entanto, não adianta fechar os olhos. O Grêmio Prudente é uma realidade e veio para ficar.

Fundado em 1989 na cidade de Barueri, disputa torneios profissionalmente desde 2001. Em 2007 subiu para a elite paulista e no ano seguinte garantiu acesso a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Na sua primeira campanha na nata do futebol nacional, terminou na 11ª colocação. Essa posição lhe garantiu o direito de disputar a Copa Sul-Americana, antes um torneio desprestigiado, mas que agora garante ao campeão uma vaga na Libertadores do próximo ano.

Após ter reformulado quase todo o elenco de 2009, hoje estaria classificado para as semifinais do campeonato paulista. Mesmo com mudança de comando técnico, está há quatro rodadas sem perder. Mas o que isso quer dizer?

Aparentemente, a falta de vínculo com alguma comunidade (cidade ou bairro) deixa os jogadores e comissão técnica mais a vontade para trabalhar.

Para os técnicos, um ambiente mais profissional e menos político, evita surpresas e destemperos dos cartolas. Para os jogadores, uma torcida menos atuante dá espaço para erros e o profissional pode se desenvolver tranquilamente.

Ainda ouviremos muito desse clube. Certamente ele vai incomodar os quatrocentões do futebol. No entanto, esse é um sinal claro de que a modernidade conseguiu corromper até o peso da camisa dos grandes clubes.

Anúncios

4 Respostas

  1. A NBA chegou ao futebol.
    As cidades tornar-se-ão meras franquias dos clubes.

    Foda.

    O Pior que esse time leva o nome de Grêmio, homônimo do gigante do Olímpico, campeão mundial de 83, e bi da Libertadores.

  2. Eu acho que o Prudente é um clube a procura de uma alma: sua torcida. Não o encaro como reflexo da modernidade. A “modernidade” está nas equipes que não conseguem sobreviver ao futebol atual, como o Guarani, por exemplo.

    Mas confesso que preciso discutir tudo isso num boteco, pra desenvolver melhor o raciocinio.

  3. Que Gremio que nada!
    Bom mesmo é o PAEC!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: