O futebol sempre foi coalhado por esses dois tipos de figura.
O tipo “polêmico” nem sempre é um grande jogador, mas gosta de falar muito e sempre é destaque na suas atividades extra-campo.
Já o “bonzinho” também nem sempre é craque, mas cumpre religiosamente o receituário de bom senso e profissionalismo que qualquer trabalho pede.
Pelo futebol ser mais Arte do que Ciência, o atleta polêmico desfruta de uma certa tolerância no meio. Devido ao Ibope e muitas vezes ao que faz em campo, diretoria e comissão técnica apaziguam os destemperos desse tipo de jogador.
Ontem Andrade, técnico do Mengo, disse que prefere os polêmicos aos bonzinhos – uma vez que mesmo Adriano e Bruno sendo polêmicos, foram decisivos na partida contra o Vasco.
Do lado dos bonzinhos, temos Kaká como expoente máximo. Muito se falou desse brasiliense na semana passada, pois as câmeras o flagraram desferindo os mais incabíveis despautérios na desclassificação do Raul Madrid – desmitificando o Kaká que toda sogra quer ter como genro.
A verdade é que no futebol bonzinho não vinga. Temos o comentarista bem aprumado Caio, que apesar de ter jogado em grandes clubes, nunca se destacou. Nota-se a ausência de uma certa “maldade”, inerente a profissão de jogador. Como jogador, ele realmente deu um bom comentarista.
Mas a questão persiste.: deve se preterir o polêmico em detrimento do bonzinho, ou vice-versa? Dunga parece que quer tirar a prova dos nove com a Seleção, já que com ele o “polêmico” não tem vez.
Filed under: Adriano, Ídolos, Futebol Moderno, Globo, Kaká | Tagged: Adriano, Andrade, Beto Cachaça, bonzinho, Bruno, Caio, Dodô, Dunga, Flamengo, goleiro Bruno, Kaká, Mengo, polêmico, Raul Madrid, Real Madrid, Romário, Seleção Brasileira, Túlio, Vagner Love, Vampeta, Vasco |
Dos grandes jogadores mundiais da história (não os de hoje com este futebol poluído) qual deles era bonzinho? nenhum.
Adriano e Robinho são polemicos e estão na seleção.
Não são polemicos como eram Edmundo, Romário, Renato Gaúcho e Viola, são uns “polemicos modernos”. Infelizmente.
A questão é fazer a garantia em campo, só isso. Se o cara for “polêmico” mas jogar muito, vai acabar tendo mais ibope e sucesso. Agora, não adianta ser um léo lima da vida.
só uma coisa:
o caio é um fofo, e ele merecia uma foto maior nesse post… hahaha =]