Estaduais?

Ouvindo atentamente a mídia especializada, pode-se perceber um certo desânimo para com os campeonatos estaduais.

É certo que as médias de público são frustrantes e as equipes menores, via de regra, fazem um papelão.

Para se ter uma idéia das cifras, o Paulistão que conta com Ronaldo, Roberto Carlos, Robinho (e Neymar, vai) tem uma média inferior ao campeonato Pernambucano que conta com…Carlinhos Bala?!!

Pelo lado dos times, no mesmo Paulistão, dos cinco últimos colocados, quatro tiveram o acesso a séria A1 no ano passado. Ou seja, a competitividade está concentrada em um certo grupo normalizado de times. A não ser que frequentemente ocorra um Guaratinguetá de 2008, a disputa vai ficar sempre entre os mesmos.

A culpa de todo esse descaso é das instituições que regulam tais campeonatos (federações e clubes). É certo que a Libertadores encavala com muitos estaduais. No entanto, sempre há a possibilidade de se ajustar o calendário para atender as duas principais demandas do nosso futebol: (1) coerência com a janela de transferência européia (é moderno, mas uma realidade) e (2) a sobrevivência dos estaduais.

Ou que volte a Rio-São Paulo e o SuperCampeonato Paulista.

11 Respostas

  1. O SP so leva gente ao Estadio em Libertadores. O Santos só leva gente ao estádio jogando em SP, o Palmeiras ta em crise e a torcida desanimada. O Corinthians está cobrando preços absurdos…Não acho q a culpa seja do campeonato…

    E pra ajudar a Federação coloca jogos de meio de semana as 5 da tarde..Ninguem precisa trabalhar nesse país..como o mano disse..não chove dinheiro no quintal das pessoas, ainda mais pra se pagar os preços cobrados nos ingressos..

  2. Só completando…o Pernambucano deve ter media de ingresso de 5 reais. Claro q a media de publico é menor.

    O Corinthians por exemplo ficou atras de SP e Cruzeiro em publico na libertadores. Mas ficou disparado na frente em renda..mais de 2 milhoes de reais…os clubes estao preocupados com media de renda nao de publico.

    • Leia-se maior ao inves de menor

      • É, o Curintia precisa estorquir a torcida msm pra pagar o Roberto Carlos (que veio passear, até agora não jou nada) e o Ronalducho (que continua enorme de gordo – poxa, ja deu tempo pra entrar em forma)…

        Time de marginal

      • Ah, e isso tudo pra que?!?
        Pro Jorge Henrique resolver a parada…

      • É pq nossa torcida paga…ja a de vcs nao vai ao estadio…

  3. Campeonatos estaduais não devem acabar nunca. É daóra, tradicional. Eles (os cartolas) que pensem numa maneira de melhorar o retorno, etc, etc…

    Acho uma chatice sem tamanho quando vejo o Juca Kfouri, por exemplo, defender ferrenhamente o fim dos estaduais. Mala do cacete! rs

    • Eu tb sou contra o fim dos estaduais!
      Salve o Paulistão!!!
      O Juca fala isso pq ele nasceu na capital, criado a leite com pêra, haha!
      Quem nasce no Interior ama os estaduais!

  4. O Paulista podia ter o formato do Campeonato Carioca…com jogos finais após os turnos e uma finalíssima entre os dois campeões. Dois grupos com 10 times, no primeiro turno eles se enfrentam e depois grupo contra grupo no segundo turno.

    Pro campeonato ficar cascudo os quatro grandes deveriam ser visitantes na maioria dos jogos no interior, pra levar público e fazer a festa dos torcedores de fora de SP. Os clássicos seriam todos na capital, sendo que as arquibancadas centrais do Pacaembu e Morumbi deveriam ter torcida misturada, como no Uruguai, e os organizados ficariam atrás do gol.

  5. tem que ter estaduais sim….so que mais curtos…e usados para pre temporada.
    Forza Juve

  6. Nada a ver a comparação com a média do Pernambucano. Tu não conhece nosso estado pra dizer que o Paulista ter média menor que o Pernambucano é um grande absurdo.

    É evidente a superioridade do campeonato Paulista, mas aqui em Pernambuco somos muito bairritas e a rivalidade existe até em campeonato de hóquei.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: