Volantes Futebol Clube

Jean, Hernanes, Léo Lima, Cléber Santana, Rodrigo Souto e Rycharlisson. Dos 11 que entraram em campo pelo São Paulo contra o Once Caldas, na derrota por 2 a 1, quatro volantes entre os citados acima começaram jogando e um entrou no segundo tempo. A meia cancha titular foi formada por Jean, Rycharlisson, Cléber Santana e Hernanes.

Pode ser aí que está o atual problema do tricolor paulista. Falta um meia clássico, cerebral ou alguém de toque mais refinado para criar. Se lembrarmos a história recente do clube, Pita e Raí são os exemplos do passado que faltam no presente. O torcedor pode dizer que o time foi tricampeão brasileiro sem um meia de origem, mas repare bem nas escalações de 2006, 2007 e 2008 e você vai encontrar um meio-de-campo mais leve, com ao menos um jogador de característica mais ofensiva – Danilo, Souza, Hugo… .

Uma opção para Ricardo Gomes é deslocar Jorge Vagner para a armação e apostar nessa formação. Não vale fazer um ou dois jogos e modificar se a solução não surtir efeito imediato. Para os desmemoriados, é preciso recordar que o atual ala do São Paulo apareceu para o futebol como meia no Bahia e depois seguiu nessa posição pelo Cruzeiro, Corinthians e, em algumas partidas, no Inter.

Jorge Vagner tem bom passe, chute e visão de jogo. No elenco atual do São Paulo talvez ele seja o único capacitado para exercer essa função. Do contrário ou o clube sai atrás de um meia – artigo raro no futebol de hoje – ou o time vai precisar organizar um esquema onde Marcelinho Paraíba e Dagoberto busquem a bola no meio e levem até a linha do gol para o Washington empurrar pra rede. No mais, sempre sobra o recurso da bola aérea ou a conexão direta defesa-ataque.

Escreveu Tércio Silveira

Anúncios

5 Respostas

  1. Não creio que a falta de um meia clássico seja o problema do SP. A questão está no esquema de jogo montado. Além disso, Léo Lima e Cleber Santana começaram jogando como meias e nos últimos anos recuaram passando a jogar como 2º homem de meio-campo. Por último, vale ressaltar que o melhor futebol atualmente é o da Espanha…Quem é o meia deles???? xavi, Iniesta, Xabi Alonso??? Esses são todos volantes!!!!

    • Não queira comparar a Fúria com o São Paulo! haha!

      • Não estou comparando…só estou dizendo que o meio-campo deles é formado por volantes. Não da pra compararar a qualidade de um Xavi com Richerlysson…rsrsrsr.

      • Claro que nao pode comparar!
        Rick joga mto mais que o lixo do Xavi!

  2. Ah, e eu não acho que Hugo ou Souza são meias pensadores… o unico que tivemos nos ultimos anos foi o Zida… Mas… vamos ver… Acho que dá!

    Fernandinho surpreendeu ontem. Apesar de ter dado sorte, 4 gols em 1 tempo de jogo não é por acaso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: