SPFC e o incansável 3-5-2

Todos sabem que a expulsão do Dagoberto prejudicou muito o time do São Paulo na derrota para a Lusa no Morumbi, mas que ela não pode ser explicada somente por isso, não pode. O time tricolor jogou no 4-4-2, com um meia e um volante nas laterais, André Dias é um excelente zagueiro jogando na sobra, mas não consegue acompanhar atacantes com mobilidade, e seu rendimento cai muito. 

 O que eu me pergunto é: Por que mesmo sabendo das dificuldades de implantar o 4-4-2, por qual razão Ricardo Gomes não quis dar continuidade no sistema de jogo que determinou o São Paulo como o time mais vencedor nos últimos 6 anos?

Essa mania não é exclusiva do Ricardo Gomes, nem de Muricy. Vamos voltar a 2004:
– Cuca assume o São Paulo, com o time armado por Rojas, o time já jogava no 3-5-2, ele tenta mudar a escalação do time, mas fracassa, volta ao sistema de jogo do chileno, e leva o time à semi-final da Libertadores, e ao 3o posto do Brasileirão.
– Em 2005, ano perfeito para qualquer são-paulino, Leão assume, e logo de cara muda o sistema tático, mesmo não perdendo, o time oscila durante as partidas e o treinador volta para os três zagueiros, para garantir uma zaga mais consistente, e leva o título Paulista, começando a caminhada para o Mundial.
– No mesmo ano, Autuori assume, e seu discurso inicial foi de trocar de sistema de jogo, nos primeiros jogos desiste, ganha a Libertadores e o Mundial.
– Muricy, o rei dos pontos corridos, assume o cargo em 2006 até 2009, e tenta várias vezes alterar os sistema de jogo, algumas vezes com sucesso, mas basicamente,  o sistema tático que tornou o time do SPFC como o maior campeão brasileiro foi o 3-5-2.

O que o 3-5-2 tem que nenhum treinador gosta, mas tem que engolí-lo no São Paulo?

Abraços.
Caio di Pacce.

Anúncios

2 Respostas

  1. Não acho que devemos atribuir a derrota do São Paulo ao esquema tático utilizado. O tricolor no primeiro tempo jogou muito bem e poderia ter feito 2 ou 3 gols no time da Lusa. Creio que a intenção do Ricardo Gomes é muito válida, pois um time não pode ficar refém de um sistema de jogo…deve haver variações e com os jogadores disponíveis ele tem tudo para obter êxito. O único erro é utilizar o Richarlysson como primeiro volante num esquema com 2 zagueiros. Ele não tem característica de cabeça de área. As pessoas estão se prendendo a questões táticas e esquecendo que a Lusa fez um bom segundo tempo e que é apenas início de temporada.

  2. Nossa mano… acabou de acontecer uma tragédia!!!

    Eu tinha escrito um comentário de umas 100 linhas… fui apagar uma palavra e o I.E Filho da puta voltou pra pagina anterior… ou seja, perdi tudo!!!

    Amanhã eu comento de novo sobre o tema mas….só pra não perder o hábito:

    Gostaria de dizer que o Sr. Caio Wikipédia cometeu mais uma gafe. O time de Cuca, em 2004, jogava no 4-4-2. Alias, foi com essa escalação que perdemos pro glorioso Once Caldas (sim, glorioso, campeão de libertadores, eliminando times como o SPFC, maior vencedor brasileiro da competição, Santos e Boca. Conclusão: Once Caldas >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> cúrintia do ronaldo travecão – em tempo, acabo de ler que a ultimo casamento dele terminou pq a mulher estava incomodada – Ronaldo gostava de trocar beijos com o cunhado (?)).

    Ah, voltando a escalação: Rogério Ceni (maior de todos); Cicinho (que voltará), Fabão (chorão), Rodrigo (maloca) e Gustavo Nery (o laranja podre); Alexandre (morreu?), Fábio Simplício (Garra!), Marquinhos (piada) e (Zi)Danilo; Grafite (gambá ingrato) e Luís Fabiano (9 da seleção). Técnico: Cuca

    Abraços!

    E forza, Caio! Forza, Juve! Auguri! “Vamo que podemo!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: