Mais uma vez, futebol e política

A política mais uma vez se misturou ao futebol. Desde os idos tempos da Guerra Fria, quando times da Cortina de Ferro eram coagidos a vitória e punidos na derrota, a política tem seu espaço no ludopédio.

O caso mais clássico é o da Copa de 1978, onde a ditadura militar argentina usou o esporte para arrefecer tensões sociais. Tudo isso a custo de muita truculência, manipulação e até contravenção de direitos internacionais.

A política sempre mostrou sua pior face quando se entrelaça com o futebol. E os fatos ocorridos na África são o sinal disso.

O atentado terrorista frente ao escrete togolês ganha proporções desmedidas. Deixa de ser uma questão pan-africana e passa a ameaçar o mundo com a proximidade da Copa.

No entanto, o jornal Mail & Guardian da África do Sul aponta com razão: Não confundam Angola com a África do Sul.

Esses conflitos são fruto da orgia colonizadora que se deu no continente negro. Os processos de independência são recentes e os estratos políticos não estão acomodados propriamente como em outros lugares.

No entanto, ao mundo cabe a parcimônia de avaliar os fatos.

Anúncios

4 Respostas

  1. Belo texto Belo!
    Cabe ao mundo e a FIFA avaliar os fatos e a condições de se ter uma Copa segura na África, mesmo que Angola seja Angola e Africa do Sul seja Africa do Sul.

  2. O problema da África é que chegaram lá e dividiram como se chegassem aqui e falassem que metade do Rio e metade de São Paulo seria um estado, com o agravante de ter umas 20 tribos no meio desse caminho, ou seja, “esqueceram” de dividir tudo e a merda tá aí. São os próprios europeus que lá habitaram e ainda vivem por hoje lá, ou deixaram seus filhos e netos por terras africanas, os grandes culpados das tensões sociais de hoje em dia.

  3. E hj está nos jornais um dirigente da África do Sul falando para o pessoal não confundir as coisas. A África do Sul não tem que responder pelo que aconteceu em Angola. Lá, apesar da briga racila que aidna existe, não existe grupos separatistas.

  4. Melhor post que li nos ultimos tempos, ‘by far’. Acho q o sr. Flaco escolheu a carreira errada. (ta, hj dei uma de Caio lambe-lambe)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: