Tuca e Corinthians: marcas e patentes.

loucoporticorinthiansQuando um músico compõe uma música ele a registra para que ninguém o copie. Quando um outro toca sua música em seu shows não há nenhum problema, mas quando este grava a música do outro é necessário uma participação financeira para o compositor da música. Isso chama-se marcas e patentes.

Durante o mês de setembro, o Corinthians lançou sua campanha para a Libertadores do ano que vem. Nesta, alguns jogadores e o treinador Mano Menezes recita a letra da música: Louco por ti Corinthians, aquela do bando de loucos.

Essa música foi criada e registrada (em 2007) pelo jovem Tuca Veiga, que, expressando seu direito de compositor, abriu um processo contra o clube de coração para que recebesse uma remuneração sobre o vídeo.

Não sei de números e maneiras como esse processo foi aberto, porém sabendo que isso ocorreu, parte da torcida corinthiana, impulsionados por uma blogueira de um grande site da internet, caiu em cima do jovem compositor, dizendo que ele estava “roubando” o clube, incitando violência sobre ele.

Ora amigos, ninguém está roubando ninguém, o jovem está somente exercendo seu direito de dono da patente da música. Se ele está pedindo demais, o Corinthians que tire o vídeo do ar, o clube alvi-negro não pode usar algo que não lhe pertence para fazer dinheiro, não é a toa que paga direito de imagem para seus próprios jogadores quando tem jogos de tv. O blog do Juca Kfouri colocou a resposta do Tuca para toda essa crítica que ele recebeu.

O time e o jovem parecem começar a entrar num acordo,  mas o mesmo sofreu sem merecer.

Abraços.
Caio di Pacce.

Campanha para o Fiel Torcedor na Libertadores 2010

Anúncios

Uma resposta

  1. Ele como compositor tem todo o direito de ir atrás dos seus direitos. Mas ele criou uma dor de cabeça pra vida dele, isso não há como negar! Espero de verdade que ele um dia consiga ir no Pacaembu novamente, tranquilo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: