Um pouco sobre o futebol hondurenho

zelayaA atual crise política em Honduras, me aguçou o senso para procurar saber um pouco sobre como é o futebol de lá. Sei que não deve ser lá grande coisa, mas vale a curiosidade.

A seleção hondurenha atualmente está disputando o hexagonal final das eliminatórias da CONCACAF. Seu último jogo foi contra o México, uma derrota por um tento a zero. A imprensa local classificou essa partida como humilhante, mas o técnico colombiano Reinaldo Rueda ainda está prestigiado.

No entanto, “los catrachos” já viram dias melhores. O mais marcante se deu no dia 23 de Julho de 2001, quando o então tetra-campeão Brasil se curvou aos dois gols de Saul Martinez. Em um feito histórico, os hondurenhos desclassificavam o time de Felipão nas quartas-de-finais da Copa América daquele ano. O ataque brasileiro era formado por Denilson e Guilherme. “La bicolor” acabou em terceiro lugar, após uma derrota para a Colômbia por três a zero.

A liga local conta com 10 times: Olimpia, Mortagua, Marathon, Real España, Platense, Hispano, Vida, Victoria, Savio e Real Juventud. O Olimpia é o atual campeão e líder com 22 pontos. Na última rodada, sacolou o Vida por 7 a 1.

Dessas dez equipes duas estão disputando a Champions League da CONCACAF: Olimpia e Real España.  O primeiro ganhou o torneio uma vez em 1973, já o segundo busca o título inédito.

Contudo, a liga hondurenha está suspensa devido aos acontecimentos do último mês. Vale a pena visitar o site honesto e bem organizado da associação: http://www.lina.hn/

4889972Além de Saul Martinez, o maior expoente do futebol hondurenho é, “la Pantera”, David Suazo. Após uma boa temporada no Cagliari, o atacante foi contratado pela Inter de Milão e em 2006 ganhou o título de melhor jogador estrangeiro da liga italiana. Hoje, Suazo tem perto de 30 anos e defende as cores do Benfica.

Advertisements

4 Respostas

  1. Hahahaha!
    Fantástico!

  2. esse pouco já é bastante.

  3. Mais um belo artigo desse esporte que tanto amamos, escrito pelo saudoso Flaco Marques! Agora a minha sexta-feira está completa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: