Itália, junho de 1990

Italia_90_mascotA Copa do Mundo da Itália é uma das que eu mais gosto. Não só por ter sido a primeira que acompanhei conscientemente, mas também por todo charme que envolveu a competição.

Como assim todo charme? Sim, alguns fatos foram marcantes naquele mundial. Como o confronto Brasil e Argentina nas oitavas e as últimas participações dos escrete da então União Soviética e Alemanha Oriental.

O time brasileiro gerava muita esperança e curiosamente era formado quase na sua totalidade por atletas que vieram do Rio de Janeiro. O Vasco da Gama vivia seu auge e a década de 80 foi dominada pelo Flamengo. A seleção era: Taffarel, Jorginho, Ricardo Gomes, Mozer, Dunga, Alemão, Branco, Careca, Bismarck, Valdo, Aldair, Romário, Acácio, Mazinho, Ricardo Rocha, Tita, Mauro Galvão e Zé Carlos.

Desses 22, metade foi formada no Rio. Hoje em dia, mesmo com a estreita relação da CBF com os cariocas, esse número é bem menor.

Acredito que essa Copa também possa ser definida como a dos grandes goleiros. Além do Taffarel, tínhamos Zenga na Itália, Proud’homme na Bélgica, Peter Shelton na Inglaterra e Bodo Ilgner na Alemanha.

Dizem que o futebol jogado era feio. Jogos com poucos gols. No entanto, como era legal ver Valderrama e Roger Milla em campo. Espero que nas próximas copas, tenhamos a volta dessa mística de certos jogadores em certas seleções.

Agradecimento especial a Dener Gomes.

Anúncios

2 Respostas

  1. Mestre Flaco, isso é para você ver como o nosso futebol era forte internamente.
    Essa Copa eu pouco acompanhei, mas pelos jogos que vi em VT foi bem legal!
    Muitos analistas de futebol colocam essa Copa como a pior que já existiu. Mas uma Copa com Klissmann, Maradona e Renato Gaúcho não pode ter sido tão ruim assim!
    ABS.
    CP.

  2. Foi legal sim, minha primeira copa de lembrar dos jogos e tal, lembro bem o dia de nossa eliminção e dos vários jgos que a Argentina levou nos penaltis. E foi a Copa dos goleiros mesmo. Pumpido se machucou na estréia da Argentina contra a URSS, se não me engano. Isso abriu espaço para o Goycochea pegar tantos penaltis naquela copa pela seleção portenha.
    Abs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: