95 anos de Palmeiras! Parabéns!!

hinos-de-clubes-brasileiros-vol-2-palmeirasAmanhã, no dia 26 de agosto, o Palmeiras completa 95 anos de história liderando o Brasileirão com 40 pontos. A fundação do clube foi dada da seguinte maneira, segundo Ricardo Vespucci:
“No dia 14 de agosto de 1914, o jornal Fanfulla, da grande colônia italiana de São Paulo, trazia uma carta endereçada ao editor e assinada por Vicente Ragognetti, adolescente ainda, estudante do Mackenzie e conhecido pela veemência ao defender suas opiniões.
Vicenzo, seu nome de batismo, conclamava a colônia a formar “um clube de futebol exclusivamente de italianos”. (…) A colônia andava entusiasmada com a visita ao Brasil dos históricos times italianos do Torino e do Pro Vercelli, naquele ano e no anterior. Assim, evoluiu depressa a idéia do novo clube – que atraiu até os italianos sócios do Corinthians – e no dia 26 de agosto de 1914, reunidas 46 pessoas no salão de festas Alhambra, fundou-se a Società Sportiva Palestra Itália.”

Em 1942, a Sociedade Esportiva Palestra Itália teve que mudar de nome, devido a um decreto de Getúlio Vargas, para que se mudasse de nome tudo o que remetesse ao nome do país da bota. Por isso, o clube de Pq. Antártica agora chamaria Sociedade Esportiva Palmeiras.

E a estréia do novo nome não poderia ser melhor, foi na final do Paulistão do mesmo ano, vitória por 3xo contra o São Paulo, time que queria o fim do clube de origem italiana, e que saiu do gramado antes de acabar a partida. Os jornais estampavam: “O Palestra morre vencedor, e o Palmeiras nasce campeão.”

O maior ídolo do time é Ademir da Guia, jogador que mais vestiu a camisa do Palmeiras, 901 jogos. Outro ídolo eterno é Marcos, o santo alvi-verde, que ajudou o time a gnhar o maior título de sua história: A Taça Libertadores de 1999 e que esteve com clube em 2003, na disputa da série B.

Grandes jogadores já vestiram o manto verde, jogadores como Dudu, Valdemar Fiúme, Djalma Santos, Julinho Botelho, Luís Pereira, Leivinha, Oberdan, Leão, Rivaldo, Evair, Alex, os Césars Maluco e Sampaio, Sérgio, Roberto Carlos, entre outros.

Os maiores títulos do clube são:
– 1 Taça Libertadores em 1999.
– 1 Taça Rio em 1951 (Para muitos, o título mundial da época)
– 4 Campeonatos Brasileiros (1972, 1973, 1993, 1994)
– 1 Copa do Brasil (1998)
– 2 Taças Brasil (1960, 1967)
– 2 Torneios Roberto Gomes Pedrosa (1967, 1969)
– 22 Campeonatos Paulistas
– 1 Copa Mercosul (1998)

Entre os títulos mais festejados, podemos considerar o Paulista de 1942; contra o São Paulo, a Taça Rio de 1951; contra a Juventus-ITA, título festejado por grande parte dos brasileiros, em resposta ao título perdido de 1950 no Maracanã; o Paulista de 1974, em cima do Corinthians, outro Paulista em cima do Corinthians, em 1993, por 4×1, que tirara o time da fila de 17 anos; e a Taça Libertadores de 1999, contra o Deportivo Cali no Palestra Itália.

Outro fato marcante na história do Palmeiras, é o fato de ser o único time brasileiro a vestir camisa verde-amarela da seleção brasileira em um jogo oficial. Foi na estréia do Mineirão, em 1961, 2×0 para o Brasil (Palmeiras).


Título da Libertadores de 1999.

Forza i Auguri Palestra!
Abraços
Caio Di Pacce

banner

Anúncios

Uma resposta

  1. Parabens ao maior rival.

    So para de tentar dar o valor a essa Copa Rio q ela nao tem..rs..Nem o Bangu fala tanto da Copa Rio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: