100 anos de submissáo

Há 100 anos um grupo de paulistas batia à porta do principal clube de futebol de Porto Alegre: o Grêmio. Rejeitados pelo clube, o grupo decidiu criar um time de futebol para chamarem de seu. Eis que surge ele, o rival vermelho do maior clube do Sul do Brasil.
Ultrajados pela rejeição gremista, o novato clube decide convidar os azuis para um “match”. Pareciam não entender a imensa diferença que separava o Imortal Tricolor de uma agremiação praticamente amadora. E mesmo diante da porposta gremista, de disputar com o segundo quadro de jogadores, insistiram no confronto com os titulares. Resultado: Grêmio 10×0. Belo começo, para mostrar o que estava por vir.
Eis que surgia o clássico que nesse domingo comemora 100 anos. Até 2006, chamávamos de Grepal (ou clássico meia-sola), isso porque os vermelhos não haviam ganhado nada fora de seus pagos. Eram mero Sport Club Municipal. A partir da tragédia de 3 anos atrás, conseguiram mais respeito. São agora o Sport Club 2006. Considerável mudança.
Em todo caso, provavelmente não há no Brasil rivalidade igual. Talvez haja, mas não na Serie A. Pensar numa cidade como Porto Alegre, dividida em azul e vermelho, é literalmente, metaforizar a força de um clássico que extrapola todos os limites do campo. Está nas ruas, nas conversas, nas escolas, e, sobretudo, na flauta, ou na gozação com o outro. Mesmo que a verdade sobre quem é soberano seja óbvia, e clara para cada fanático gaúcho.

Dinho, mostrando como se joga um clássico

Dinho, mostrando como se joga um clássico

Anúncios

2 Respostas

  1. E deu a lógica! Grêmio vencendo o Grenal do século!

  2. Foi o Grenal do Souza. Falhou no gol do Nilmar, sofreu a falta e a bateu com precisão para empatar, e cobrou o escanteio para o gol do Maxi.

    Mesmo com o Fernando Machado dizendo que o Tite fica, as coisas para o treinador estão ficando complicadas.
    ABS CP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: