Seleção de Dunga: Boa, ou nem tanto?

Caros amigos,
Conforme a solicitação de nosso amigo Alcides Rodrigues vou opinar sobre a Seleção Brasileira, que vem mostrando um bom futebol nessa Copa das Confederações, principalmente no jogo contra a Itália.

É verdade que esse time de azul (celeste, que parecia o Uruguai) não se compara com o time de ótima marcação e contra-ataque, que foi tetra-campeão em 2006, mas o selecionado canarinho jogou muito bem, soube explorar os contra-ataques, jogar com muita velocidade, (principalmente pelas laterais) com o Maicon, Kaká, Robinho e Ramires, e com uma precisão nas finalizações de Luís Fabiano.

Muitos criticam o trabalho do Dunga sem conhecer sobre a formação tática e o padrão de jogo desse time. Digo que esse time é muito eficiente no que ele se propõe a fazer em campo.

Esse é o time do contra-ataque, do desarme e saída de jogo em velocidade pelas laterais, explorando principalmente a força do lateral Maicon, que não é nenhum Carlos Alberto Torres, mas é veloz, forte, eficaz: perfeito para a seleção de Dunga.

Esse time também é forte nas bolas paradas. Escanteios, faltas na intermediária, sempre geram perigos para os adversários.

É um time totalmente diferente do time do Parreira Campeão da Copa das Confederações de 2005, que era o time da posse de bola, da paciência, do aclamado “quadrado mágico”.
Era um selecionado bem mais técnico que esse, porém um time mais lento.

Uso esse comparativo, pois a diferença de estilo é gritante, além disso, esse time do Parreira, que eu me lembre, foi o último que agradou a muitos (lógico, antes do fiasco de 2006), e esse time de Dunga, que está começando a agradar.

Segue o link do vídeo da final da Copa das Confederações de 2005, o sonoro 4×1 contra a Argentina.
Reparem, principalmente, o 4o do Brasil, o time canarinho rouba a bola no minuto 5:22’ e fica com ela até o minuto 6:49’, quando o Adriano cabeceia e marca. Ou seja, 1:27’ de posse de bola, rodando o jogo de um lado para o outro.

 Time da Final da Copa das Confederações de 2005:
[1] DIDA (GK) ; [13] CICINHO, [3] LUCIO, [4] ROQUE JUNIOR, [6] GILBERTO; [5] EMERSON, [11] ZE ROBERTO, [10] RONALDINHO (C), [8] KAKA; [7] ROBINHO e [9] ADRIANO. T: PARREIRA.
OBS: Cafú, Roberto Carlos e Ronaldo foram poupados para essa Copa das Confederações.

Agora, vejam o vídeo dos gols do Brasil de Dunga contra os EUA, na fase de Grupo da Copa das Confederações 2009.
Os três gols mostram as características desse time do Dunga:
– no 1º gol, uma roubada de bola de Ramires, uma suposta “falta” e um gol de bola parada.
– no 2º gol, outra roubada de bola, e um contra-ataque fulminante, veloz que termina com o gol do Robinho.
– no 3º gol, uma bela troca de passes pela direita, aproveitando a força e velocidade do lateral Maicon.

Atual time titular da Copa das Confederações de 2009:
[1] JULIO CESAR (GK); [2] MAICON, [3] LUCIO (C), [15] MIRANDA, [16] ANDRE SANTOS; [5] FELIPE MELO, [8] GILBERTO SILVA, [18] RAMIRES, [10] KAKA; [9] LUIS FABIANO e [11] ROBINHO. T: DUNGA.

O time de Dunga ainda tem muito que melhorar, como por exemplo, a definição do lateral esquerdo (Fábio Aurélio já!), saber atacar em equipes que se fecham demais, entre outros aspectos.

Porém esse selecionado tem um plano tático, um esquema de jogo definido e jogadores competentes, fora os bons resultados conquistados até agora. Isso já é um bom começo para que essa equipe mostre força na Copa do Mundo, daqui exato 1 ano.

Abraços.
Caio Di Pacce.

Anúncios

2 Respostas

  1. o que faltou em 2006 foi honrar a camisa. Em todo caso, essa mini Copa deve vir com facilidade. Sem mais, espero que devolvam logo o muro chamado Victor para a reta final de la copa.

  2. Acho que o dunga é uma boa opção.
    Porque assim como o São Paulo e alguns times, o que falta é raça e ele é um bom exemplo disso. Nunca jogou MUITO BEM. Mas sempre deu seu melhor e se esforçou e com as estrelas na seleção vimos que estava faltando muita garra e por isso perdemos a ultima COPA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: